Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1441
Autoria: Estevinha, Sérgio
Orientação: Torres, Anália
Cabrita, Miguel
Data: 2009
Título próprio: Representações dos estudantes universitários face ao papel do Estado: a questão da transição para a vida activa
Referência bibliográfica: ESTEVINHA, Sérgio – Representações dos estudantes universitários face ao papel do Estado: a questão da transição para a vida activa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1441>.
Palavras-chave: Estado-Providência
Transição para a vida activa
Estudante universitário
Representações sociais
Welfare state
Transition to working life
University student
Social representations
Resumo: Este trabalho aborda as representações dos estudantes universitários face ao papel do Estado e, mais concretamente, à forma como este deve apoiar o processo de transição dos jovens para a vida activa. Procura-se perceber se as representações dos universitários tendem a aproximar-se do espírito do modelo social-democrata, continental ou liberal e de que modo essas representações diferem em função de variáveis como o sexo, a classe social, a natureza do ensino que frequentam ou as atitudes face à política. De forma a enquadrar a pesquisa, é analisada a lógica geral de funcionamento do Estado-Providência e as características específicas que este assume em diversas regiões da Europa. Essas características permitem aludir a determinadas configurações do modelo social europeu, as quais, embora gerem um enorme debate, se podem traduzir nos modelos supra-citados. Este estudo tem lugar numa época em que os jovens se confrontam com a precarização das relações e dos vínculos laborais, que redundam numa menor segurança laboral, fazendo com que os projectos de vida se tornem mais difíceis de organizar.
This work deals with the representations of university students about the role of the State and, more specifically, how the State should support the transition process of young people to working life. It tries to understand if the representations of university students are closer to the spirit of the social-democratic, continental or liberal models, and the way those representations differ in function of variables as sex, social class, types of education or political attitudes. In order to frame the research, the general logic of operation of the Welfare State and the specific characteristics assumed in various regions of Europe are analized. Those characteristics allow allude to certain configurations of the european social model, which, although generate a huge debate, can translate the referred models. This study takes place at a time in which young people are faced with the precariousness of work relationships and bonds, which leads to less job security, causing that the projects of life become more difficult to organize.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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