Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10565
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorConboy, J.-
dc.contributor.authorCarvalho, C.-
dc.contributor.authorSantos, J.-
dc.contributor.authorGama, A. P.-
dc.contributor.authorTavares, D.-
dc.contributor.authorFonseca, J.-
dc.contributor.authorMartins, D.-
dc.contributor.authorSalema, M. H.-
dc.contributor.authorFiuza, E.-
dc.date.accessioned2016-01-06T18:27:38Z-
dc.date.available2016-01-06T18:27:38Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0870-8231-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10565-
dc.description.abstractO presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, a = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, a = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, a = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.por
dc.language.isopor-
dc.publisherISPA - Instituto Universitário-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/121238/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAlunos dos ensinos básico e secundáriopor
dc.subjectIdentificação escolarpor
dc.subjectConstrução de escalaspor
dc.titleEscala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométricopor
dc.typearticle-
dc.pagination439 - 452-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalAnálise Psicológica-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume33-
dc.number4-
degois.publication.firstPage439-
degois.publication.lastPage452-
degois.publication.issue4-
degois.publication.titleEscala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométricopor
dc.date.updated2019-05-14T12:43:33Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.14417/ap.1016-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-25874-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-84958149913-
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
1016_3763_1_PB.pdfVersão Editora117.02 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.