Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12937
acessibilidade
Title: 'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
Other Titles: 'The gypsies school': contributions from a case study to understand school failure and segregation
«L’école des Roms»: contribution d’une étude de cas à la compréhension de l’échec et ségrégation scolaire
Authors: Abrantes, P.
Seabra, T.
Caeiro, T.
Almeida, S.
Costa, R.
Keywords: Ciganos
Educação
Insucesso escolar
Segregação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade do Minho
Abstract: O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12937
DOI: 10.4000/configuracoes.3658
ISSN: 1646-5075
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-32604
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Escola_Ciganos_Configuracoes.pdfVersão Editora348.42 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.