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http://hdl.handle.net/10071/17159
Title: | O que sobrou: materialidade e colonialismo numa coleção de imagens em movimento |
Authors: | Sampaio, S. |
Keywords: | Arquivo Imagens em movimento Materialidade Colonialismo Portugal (1908-75) |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Abstract: | Adotando uma abordagem antropológica e materialista das imagens em movimento e seus arquivos, o artigo analisa a chamada “coleção colonial” da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para refletir sobre o seu caráter fragmentário, as hesitações classificatórias que a atravessam e as implicações que poderá ter, dentro e fora do campo arquivístico. O objetivo do artigo é ir para lá das questões de representação, imaginário e propaganda que têm dominado o estudo das imagens coloniais, e questionar algumas ideias adquiridas, já que os fragmentos que sobraram da relação entre o cinema e as colônias portuguesas sugerem um projeto de dominação cauteloso, errático ou até indiferente em relação ao dispositivo cinematográfico. O artigo explora algumas das lições materiais do arquivo, sublinhando a necessidade de se complementarem futuros (e necessários) estudos empíricos com o aprofundamento dos avanços teóricos sugeridos. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10071/17159 |
DOI: | 10.1590/1678-49442018v24n3p247 |
ISSN: | 0104-9313 |
Ciência-IUL: | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-55793 |
Appears in Collections: | CRIA-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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Sampaio_Mana_2018.pdf | Versão Editora | 218.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
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