Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/10071/18015
Title: | Arquitetura, ensino, universidade, investigação |
Authors: | Pinto, P. L. |
Keywords: | Arquitetura Ensino Universidade Investigação Portugal |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | AEAULP |
Abstract: | Sente-se uma sensação de imprevisibilidade da adequação dos saberes difundidos pela Universidade, que oscila entre conceder conhecimentos técnicos específicos ou preparar culturalmente os indivíduos, face a um “mercado” de trabalho pulverizado e em permanente reinvenção tecnológica. Pede-se à Universidade resultados, dinamismo, autofinanciamento, concorrência, colocando em causa os ritmos longos e desinteressados do “saber pelo saber”. Neste sistema “produtivista” já não basta educar futuros profissionais, torna-se necessário produzir conhecimento. A carreira universitária especializa-se. Na Arquitetura teme-se pelos vínculos com a tradicional educação para uma prática material. Observando mutações nos programas de ensino de um conjunto de escolas públicas Portuguesas de Arquitetura, enquadrando-as no debate sobre profissão e formação conduzido pela Ordem dos Arquitetos, cruzam-se as transformações ocorridas na Universidade, com as mutações decorrentes na profissão e no seu ensino em Portugal, mapeando temas e procurando acertos epistemológicos. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10071/18015 |
ISBN: | 978-1547025312 |
Ciência-IUL: | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-44731 |
Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-CRI - Comunicação a conferência internacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AEAPLP - Pedro Pinto Março 2017.pdf | Pós-print | 186.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.