Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/20456
Author(s): | Massi, L. Carvalho, H. Giordan, M. |
Date: | 2020 |
Title: | Perfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPES |
Volume: | 25 |
Number: | 1 |
Pages: | 421 - 432 |
ISSN: | 1518-9384 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p421 |
Keywords: | Área de ensino Sociologia da ciência bourdiana Análise de correspondências múltiplas Orientadores de pesquisas acadêmicas |
Abstract: | A formação e atuação do orientador é um tema pouco estudado, porém cada vez mais discutido diante de relatos de dificuldades vivenciadas na pós-graduação. Entendemos que essa atuação dos orientadores não pode ser isolada do contexto de sua área de pesquisa. A área de Ensino, criada em 2010, reflete diversos agrupamentos temáticos e carrega uma polêmica associada ao momento de sua criação agrupando áreas de pesquisa que antes eram independentes. A sociologia da ciência de Bourdieu nos permite estudar esses temas e avançar no seu entendimento. Neste artigo, contribuímos para a compreensão da configuração da área de Ensino, por meio da investigação do perfil socioformativo de aproximadamente 530 orientadores que a compõem, apontando para heterogeneidades e hierarquias sociais entre esses agentes. Os dados desse estudo foram coletados por meio de um questionário online e foram tratados estatisticamente por Análise de Correspondências Múltiplas. Nossos resultados evidenciam perfis muito distintos em relação ao capital cultural e econômico dos orientadores, bem como a condição que eles tiveram para se formar como pesquisadores. Questionamos a implicação desses resultados para a área da CAPES que trata como um único grupo orientadores com perfis tão distintos. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Massi, L., Carvalho, H. & Giordan, M. (2020).pdf | Versão Editora | 507,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.