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http://hdl.handle.net/10071/34408
Author(s): | Torrinha, Ana Catarina de São Roque |
Advisor: | Alturas, Bráulio Alexandre Barreira |
Date: | 11-Dec-2024 |
Title: | Perceção do consumidor na escolha destas plataformas de Streaming: Spotify vs Apple Music |
Reference: | Torrinha, A. C. de S. R. (2024). Perceção do consumidor na escolha destas plataformas de Streaming: Spotify vs Apple Music [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34408 |
Keywords: | Plataformas de Streaming de Música Spotify Apple music Música -- Music Aceitação de tecnologia TAM Music streaming platforms Technology acceptance |
Abstract: | Nos dias de hoje não existe ninguém que não oiça música, no entanto a forma como a ouvimos
tendo vindo a mudar ao longo dos anos. Atualmente a forma mais comum de ouvir música são
as plataformas de streaming de música e a verdade é que já não conseguimos viver sem elas.
Estas plataformas são usadas mundialmente e vieram possibilitar o utilizador de ouvir música
em qualquer lugar. Existe, no entanto, uma vasta escolha no que diz respeito a plataformas de
streaming, sendo as duas mais utilizadas o Spotify e a Apple Music. O presente estudo tem como
objetivo responder à seguinte questão de investigação: “Quais os fatores que influenciam os
consumidores na escolha da plataforma de streaming de música, Spotify ou Apple Music?”. Para
responder à questão de investigação foram definidos objetivos: Identificar qual a preferência do
consumidor, Spotify ou Apple Music; Perceber qual das plataformas de streaming tem maior
adoção; Determinar o nível de ansiedade tecnológica dos utilizadores para cada uma das
plataformas de streaming; Perceber se existem diferenças entre a facilidade de uso percebida
entre as duas plataformas de streaming; Perceber se existem diferenças na adoção das
plataformas de streaming de música entre géneros; Perceber se existem diferenças na adoção
das plataformas de streaming de música entre faixas etárias. Foi possível atingir todos os
objetivos tendo sido conseguido retirar as seguintes conclusões: O consumidor tem preferência
pelo Spotify; A plataforma que tem maior adoção é o Spotify; A plataforma de streaming de
música que causa maior ansiedade aos utilizadores é a Apple Music; O género tem masculino
tem maior adoção a estas plataformas que o género feminino e por último que existe uma
correlação negativa no que diz respeito adoção das plataformas de streaming de música entre
faixas etárias. Nowadays, there's no one who doesn't listen to music, but the way we listen to it has changed over the years. The most common way of listening to music today is through music streaming platforms and the truth is that we can no longer live without them. These platforms are used worldwide and have made it possible for users to listen to music anywhere. There is, however, a wide choice of streaming platforms, the two most widely used being Spotify and Apple Music. This study aims to answer the following research question: “What factors influence consumers when choosing a music streaming platform, Spotify or Apple Music?”. In order to answer the research question, the following objectives were defined: Identify consumer preference, Spotify or Apple Music; Understand which of the streaming platforms has greater adoption; Determine users' level of technological anxiety for each of the streaming platforms; Understand whether there are differences between the perceived ease of use of the two streaming platforms; Understand whether there are differences in the adoption of music streaming platforms between genders; Understand whether there are differences in the adoption of music streaming platforms between age groups. It was possible to achieve all the objectives and we were able to draw the following conclusions: Consumers have a preference for Spotify; the platform with the highest adoption is Spotify; the music streaming platform that causes users the most anxiety is Apple Music; the male gender has greater adoption of these platforms than the female gender and finally that there is a negative correlation regarding the adoption of music streaming platforms between age groups. |
Department: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Degree: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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